CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2024
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / Brasil
  Brasil
 
Conab divulga estimativas para a safra de café em 2015
Data Publicação:13/01/2015

A estimativa para a safra de café deste ano está entre 44,11 milhões e 46,61 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado. Os dados foram apresentados hoje (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a divulgação do primeiro levantamento da safra.

Em 2014, a produção fechou com 45,34 milhões de sacas, número considerado abaixo do esperado, já que as questões climáticas, como estiagem e frio intenso em regiões de produção, afetaram as plantações. O presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, disse que, ainda assim, o país está mantendo a estabilidade. “Estamos com tendência de estabilidade da produção em 45 milhões de toneladas de café. Tanto é que no ano de bienalidade positiva foi isso e neste ano também.”

A Conab tem acompanhado as temperaturas registradas no país a cada 15 dias. “Isso ajuda o setor privado e o público a perceberem se o clima estará, ou não, afetando as nossas previsões de safra daqui para a frente”, ressaltou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini.

Para o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodolfo Osório de Oliveira, ainda é cedo para saber como o clima deste mês vai afetar a produção do ano. Segundo ele, a expectativa para 2015 quanto à estabilidade das chuvas é uma boa notícia. “O fato de ter um volume de produção muito similar ou quase igual ao do último ano alenta um pouco. Mostra que pode ser que este ano tenhamos um volume de produção pelo menos igual ao do ano anterior.”

De acordo com as leituras feitas até agora, o prognóstico climático é de normalidade até março. O próximo levantamento sobre a safra será feito em abril e divulgado em maio deste ano. “Sem dúvida, o próximo levantamento é mais próximo da realidade, a colheita já foi iniciada. Teremos uma leitura de campo muito mais próxima da realidade”, disse Intini.

Com relação às variedades, o café arábica – que representa 75% da produção nacional - tem estimativa, para 2015, entre 32,50 milhões e 34,40 milhões de sacas, o que representa previsão de crescimento de 0,6% a 6,5% em comparação com 2014. A produção do conilon, que representa 24,9% do total, está prevista entre 11,61 milhões e 12,21 milhões de sacas, o que, na comparação com o ano passado, indica queda entre  8,8% e 6,3%.  Outra expectativa divulgada pela Conab é de redução da área de plantio por volta de 0,6% em relação à safra passada. Entre as causas estão as condições climáticas e a substituição por culturas mais rentáveis em alguns estados.

Apesar dos problemas enfrentados no ano passado, as exportações de café não sofreram redução. “O padrão de exportação não deve ser reduzido. Os contratos e compromissos estão mantidos e as exportações continuam observando naturalmente a cotação do dólar e os preços praticados”, afirmou Intini.




Fonte:ag brasil



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Cpi do Covid pode pegar prefeitos e Governadores por má aplicação de recurso federal
- Ford sai do Brasil, Rodrigo Maia e o verdadeiro culpado !
- Glaustin reafirma apoio do PSC ao presidente Jair Bolsonaro
- Semana da Constelação Familiar: de 11 a 19/03
- STJ concede habeas corpus a deputado federal João Rodrigues por prescrição de prazo
- Equipe econômica de Guedes terá nove nomes do governo Temer
- FHC revela voto nulo em segundo turno das eleições presidenciais
- Aposentadoria integral ficará mais difícil a partir da semana que vem
- McDonalds demite funcionário que emprestou batata para o Burger King
- Homem coloca fogo em um morador de rua em Santos (SP)
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.