CINEMA MUNDO ECONOMIA CULTURA ESPORTES EDUCAÇÃO CONCURSOS CIÊNCIAS & SAÚDE
SEXTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2026
ULTIMA NOTÍCIA:
Alexandre de Moraes abussa da sorte e manda investigar Michele, esposa de Bolsonaro
BUSCAR
   
  Notícias
Acontecendo
Africa
América do Sul
Automóveis & Motocicletas
Beleza
Brasil
Brasilia
Ciência & Saúde
Cinema & Teatro
Concursos & Emprego
Conteúdo
Cultura
Diversidade
Ecologia
Economia
Editorial
Educação
Entretenimento
Esportes
Gastronomia
Gente
Goiânia e Centro-Oeste
Goiás
Impecheament
Jurídico
Meio Ambiente
Moda
Mulher
Mundo
Música e Ritmos
Noite Rio
Planeta Criança
Policia
Politica
Poluição
Porto Alegre
Religião
Rio de Janeiro
RioPress
São Paulo
Saúde
Tecnologia
Tocantins
Turismo
União
Página Inicial / Notícias / São Paulo
  São Paulo
 
Teste vai diagnosticar sífilis em 15 minutos nos postos do SUS de São Paulo
Data Publicação:19/05/2012
São Paulo – A partir de junho, vai ficar mais fácil fazer o diagnóstico de sífilis em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), no estado de São Paulo. Um teste rápido, feito com uma gota de sangue, vai levar entre 10 e 15 minutos para apontar se o paciente está ou não com a doença sexualmente transmissível.

Inicialmente, 39 municípios serão capacitados para fazer o exame. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é de que, até o final do ano, 50 cidades sejam capazes de fazer o teste, com ampliação gradativa da rede para que, até 2013, os 145 municípios que têm postos do SUS estejam aptos.

A capacitação é parte de um projeto do Ministério da Saúde, que, desde outubro do ano passado, já treinou profissionais em todos os estados do país.

Para Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, a principal vantagem da implantação do teste rápido será a redução da transmissão vertical, ou sífilis congênita, quando a doença é passada da mãe para o bebê durante a gestação.

No estado de São Paulo, a taxa de prevalência de sífilis em parturientes de 15 a 49 anos de idade é 1,6%. Além disso, 40% dos casos de sífilis congênita resultam em abortos ou natimortos (fetos que nascem sem vida).

“A sífilis congênita é um problema de saúde pública que persiste, apesar da disponibilidade dos insumos e das informações técnicas para a sua prevenção, mas que pode ser totalmente evitada caso a gestante e o seu parceiro sexual sejam diagnosticados e tratados adequadamente durante o pré-natal”, declarou Maria Clara.


Fonte:ag Brasil



Nome:
E-Mail:
+ Notícia(s)
- Tentativa de assalto a carro-forte em hipermercado deixa um suspeito morto em SP
- PCC planeja matar deputado e secretário, diz Gaeco
- Atirador já criticou Igreja, fez sucesso entre mulheres e enfrentou depressão
- Armas de brinquedo fazem sucesso no comércio de SP às vésperas do Natal
- Avião de pequeno porte cai na zona norte de São Paulo
- Justiça mantém anulação e determina novo júri sobre massacre do Carandiru
- Ambulante distribui água para passageiros de ônibus durante engarrafamento em SP
- Roberto Kikawa, que criou as carretas da saúde, é assassinado em São Paulo
- João Doria é eleito governador do Estado de São Paulo
- Novo laudo aponta que vídeo íntimo de João Doria é verdadeiro
Paginação:
     
MAIS PROCURADOS
Empresa
Reclamações
Regras de publicação


 
PRODUTOS
Publicidade
Artigos Acadêmicos
 
INTERAÇÃO
Contato / Reclamações / Sugestões
 
 
Goias Real - Todos os Direitos Reservados de 2004 a 2020.