|
O Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 8 de março, motiva diversos eventos educativos promovidos pela Sociedade Gaúcha de Nefrologia no decorrer deste final de semana, em uma campanha chamada "Rins em Defesa da Vida". O Hospital Ernesto Dornelles foi palco de palestra ao público sobre a importância da alimentação correta para evitar doenças no rim. A atividade aconteceu na tarde desta sexta-feira (09) e foi proferida pelo médico nutrólogo, Dr. Paulo Henkin.
A palestra buscou elucidar sobre a importância de manter-se em uma orientação alimentar correta, seja para prevenir problemas renais ou para auxiliar na qualidade de vida dos pacientes que já estão em estágios intermediários ou avançados da doença nos rins.
- O déficit de alimentos ingeridos, assim como o excesso, pode ser agravante para as doenças renais. A falta de nutrientes e o grande volume deles também. Portanto é necessário evitar os erros alimentares - explica Paulo Henkin.
Segundo a vice-presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Dra Cinthia Kruger Sobral Vieira, embora a palestra trate de um tema essencial para o conhecimento dos pacientes, a atenção das pessoas não devem estar focada exclusivamente em uma dieta balanceada.
- Para ter uma vida saudável, é recomendável realizar bastante exercício físico e tomar bastante líquido, em torno de oito copos de água por dia. Também é necessário não fumar, não ingerir anti-inflamatórios de forma indiscriminada e tratar adequadamente todas as doenças que levam a insuficiência renal crônica, como diabetes e hipertensão.
A campanha também serve para alertar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Todos sabem que a iniciativa pode salvar outra vida, mas, além disso, é um tratamento muito mais barato que a hemodiálise, no caso dos rins. Sendo assim, se o movimento de doação se tornasse mais popular, a economia nos caixas da saúde pública seria destinada a salvar mais pessoas com outros diversos tipos de doenças. Este foi um dos assuntos durante o encontro do "Clube do Rim", que reuniu nefrologistas e residentes na AMRIGS, para debater a insuficiência renal crônica durante a noite da última quinta-feira (08).
- A prevenção é a promoção da saúde. Prevenir a doença no rim é o método mais barato que existe. Porém, doar órgãos representa, além de um ato de carinho, um custo muito menor em comparação com a manutenção de um paciente em diálise. Este recurso pode ser usado na aplicação em saúde e para os cuidados da população em geral - explica o médico nefrologia e associado da Sociedade Gaúcha de Nefrologia, Ivan Carlos Ferreira Antonello.
Além das palestras, outras ações fazem parte da Campanha "Rins em Defesa da Vida". Dois símbolos da capital gaúcha receberão luzes especiais numa campanha pela conscientização da importância da doação de órgãos. Ainda nessa sexta-feira (09/03) o Paço Municipal receberá luzes em azul, vermelho e amarelo, cores oficiais da campanha. No sábado, (10/03) será a vez da Estátua do Laçador receber a iluminação especial. A iniciativa da Sociedade Gaúcha de Nefrologia conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Outra atividade está marcada para o domingo (11/03) no Brique da Redenção. Das 9h às 14 horas, haverá campanha de conscientização com distribuição de panfletos e informações ao público.
Redação: Rafael Dias Borges e Marcelo Matusiak Coordenação: Marcelo Matusiak
Sociedade Gaúcha de Nefrologia
A Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN) é uma associação, sem fins lucrativos, de caráter representativo associativo, científico e cultural, que congrega os médicos nefrologistas do Rio Grande do Sul e outros profissionais da saúde com interesse na mesma área. Tem como finalidades: Fomentar o intercâmbio científico entre os seus associados; organizar e patrocinar atividades científicas na área da nefrologia, como jornadas, congressos, cursos, conferências, simpósios, atualizações; estimular o espírito associativo dos médicos nefrologistas do Rio Grande do Sul e lutar pela obtenção de melhores condições de trabalho para seus associados. |